domingo, 5 de maio de 2013

Total Tone Entrevista: Marco Filho!






Hoje o Total Tone Entrevista traz um guitarrista notável, dono de uma técnica excelente Marco Filho apresenta agora um pouco de seu trabalho e de sua técnica exclusivamente para nós da Total Tone!

Total Tone: Olá Marco, em primeiro lugar gostaria de agradecer sua participação aqui com a gente no Blog Total Tone! Você é um ótimo guitarrista e eu gostaria que você falasse um pouco da sua carreira para o nosso público.


Marco Filho: Primeiramente gostaria de agradecer “de coração” ao Blog Total Tone pelo convite.
Como músico independente, encaro essa entrevista como uma ótima oportunidade para mostrar meu projeto instrumental.

Total Tone: Você tem uma técnica muito boa, como é sua rotina de estudos? Quanto tempo ela costuma levar?

Marco Filho: Trabalho como professor de guitarra e violão de segunda a sábado, passo mais de 8 horas por dia com uma guitarra na mão, no entanto não quer dizer que eu esteja treinando todo esse tempo. Aproveito intervalos entre aulas para praticar, costumo treinar no mínimo 2 horas distribuída durante o dia.

Total Tone: Você tem 3 músicas de ótima qualidade no soundcloud, elas foram muito bem compostas e produzidas, como funciona o seu processo de composição e produção?

Marco Filho: Eu começo compondo no meu homestudio, toco alguns acordes no violão e já vou mentalizando a melodia. No segundo momento, passo para as guitarras e também baterias programadas. Procuro definir bem a estrutura da música e os temas principais. Após ter a música pronta, vou para o estúdio Sumisky, em porto alegre, e começo o processo de gravação. Sempre tem ideias que surgem segundos antes da gravação final, Um dos produtores do estúdio, Vini Bancke, me ajuda muito com a parte final da produção. Eu acabo gravando guitarra, violão e baixo. Por ultimo vem a programação da bateria e arranjos finais de teclado.

Total Tone: Logo de cara no sound cloud a gente escuta a música Killer, ela tem uma pegada muito legal e você já consegue mostrar nos primeiros segundos que você é um guitarrista diferenciado, como nasceu essa música?

Marco Filho: Essa música deveria se chamar Dr. Hannibal Lecter, em homenagem a um grande personagem do filme silencio dos inocentes, interpretado por Anthony Hopkins. Sim, eu me inspiro muito em filmes para compor! A ideia foi basicamente fazer uma trilha para o personagem. Tentei compor algo que soasse agressivo e interessante. No fim acabei mudando o nome da música para Killer que também Lembra “Killers,” fazendo referencia a um grande disco do Iron Maiden.

Total Tone: A música New Life, foi a minha preferida, porque ela começa com uma sonoridade tranquila, evolui, se torna tranquila de novo e volta a evoluir e ai não para mais, eu sinceramente achei muito legal essas ondulações da massa sonora, e fica uma dúvida, pra que você criasse esse feeling, você deve ter ótimas influências, conta pra gente o que você escuta no seu dia a dia que te levou a ter essas ideias tão interessantes.


Marco Filho: Essa música deixa bem claro o quanto gosto de Pink floyd e também da banda AngraGosto de diversos estilos como Pop, Samba, Música Brasileira, Jazz, Fusion e Heavy metal. Nomes como Dream Theater, Symphony x, Joe Satriani, Stevie Ray Vaughan, Mark Knopfler e Gutrie Ghovan não podem faltar no meu playlist.

Total Tone: Na música Tension eu lembrei de Satriani  já nos primeiros 40 segundos, você costuma ouvir, tocar e principalmente estudar Joe Satriani e Steve Vai por exemplo? Não tem medo de acabar se tornando uma cópia?

Marco Filho: Não vejo problema algum em “roubar” ideias de outros artistas. Acho que inevitavelmente qualquer composição nova vai se parecer com alguma coisa já feita, fico muito feliz quando alguém diz que minha música lembra o Iron Maiden ou Joe Satriani, por exemplo, não tenho ambição de inovar ou algo assim, se eu conseguir soar como meus ídolos, já considero um grande feito. admiro guitarristas que se propõem a tirar um som “diferente” timbragens malucas e sons novos. No meu caso, tento fazer o feijão com arroz, que por muitas vezes já da um trabalhão! Sempre escutei Joe Satriani e Steve Vai, não sou de ficar tirando as músicas exatamente como no cd, exceto quando tenho que passar para algum aluno.

Total Tone: Qual equipamento você utilizou para gravar as músicas do sound cloud?


Marco Filho: Amplificador Line 6 (cabeçote) e 2 microfones 57 para captação. Distorções foram extraídas direto do amplificador. O único efeito que usei até então, foi um wha wha (Cry Baby). Usei 2 guitarras no processo de gravação. Ledur modelo “Lucky” - captadores Humbucker- Seymor Duncan 59 no braço e ponte.
Ibanez (Ex series) modelo strato - captadores Humbucker- Seymor Duncan 59 no braço e ponte.

Total Tone: Dar aula é uma grande aprendizado, o fato de você ser professor te ajuda e influência no seu trabalho como músico instrumental?

Marco Filho: Com certeza! Geralmente professor de música gosta de se aprofundar em teoria, discutir possibilidades harmônicas e etc. Nada melhor que música instrumental para colocar todo esse conhecimento teórico em pratica.

Total Tone: Pretende lançar mais músicas ainda este ano?

Marco Filho: Sim! O projeto iniciou em março deste ano, estou disponibilizando uma música por mês
no meu site até setembro de 2013 . Após lançar 8 músicas, pretendo lançar uma versão física em outubro com todas as faixas e mais um bonus track.

Total Tone: Deixe uma dica pra quem quer atingir altos níveis de tocabilidade, assim como você.


Marco Filho: Aprender o máximo com professores,amigos, internet... saber que sua música tem que agradar primeiro você, depois os outros.

Total Tone: Para quem quer ter aulas com Marco Filho, como te encontrar?

Marco Filho:Leciono na escola de música Talenthos, em Porto Alegre/RS.
Para aulas particulares, entrar em contato aqui: professormarcofilho@gmail.com

Total tone: Marco, novamente agradeço sua presença aqui no Blog Total Tone, gostaria que você passasse seus contatos para quem deseja acompanhar o seu trabalho e ficar por dentro das novidades de sua carreira.

3 comentários: